Satélites

Satélites são objetos que “andam” em volta de algum objeto maior. Ao utilizar a palavra “satélite”, pensamos nos feitos pelo homem, os quais levam o nome de Satélites Artificiais, que existem milhares com os mais diversos propósitos em órbita de vários corpos celestes.

Em 1957, o primeiro satélite artificial foi lançado pela então União Soviética, o Sputinik 1. Desde então mais de 8000 satélites foram lançados do mundo todo e mais da metade desses permanecem em órbita.

O Brasil teve seu primeiro satélite lançado em 1985, o qual possuía órbita geoestacionária e era usado para serviços de comunicação. Depois disso o Brasil se envolveu no lançamento de mais de 25 satélites. A atuação nacional nessa área é protagonizada pela AEB (Agência Espacial Brasileira) e pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Nas últimas décadas, a miniaturização e otimização de circuitos eletrônicos juntamente à padronização das estruturas de integração de satélites a lançadores permitiu o desenvolvimento de satélites cada vez menores. Nesse contexto, surgiram os Nanossatélites – com massa entre 1 kg e 10kg – e fazem parte de uma nova frente da área aeroespacial, conhecida como “New Space”.

Cheia de inovação, essa área permitiu que instituições de ensino pudessem estudar ciências aeroespaciais com maior facilidade, uma vez que os estudantes podem participar de todas as fases de uma missão espacial.

O grupo Zenith surgiu nesse contexto com uma proposta de estudo dos Nanossatélites chamados Cuebesats – Satélites com dimensões múltiplas de cubos com 10 cm de aresta. Em 2015, porém, vimos a necessidade de ganhar maior incentivo financeiro para lançar um satélite e, por isso, iniciamos nossos trabalhos com sondas estratosféricas.

Somente em 2018 o grupo voltou com as atividades iniciais. Incentivados pela primeira competição de Nanossatélites brasileira, a Cubedesign, nós desenvolvemos um protótipo de Cubesat chamado ZenSat 1.0. Após a boa experiência obtida com a competição, iniciamos a concepção de um Cubesat de baixa órbita terrestre.

 

Nossos Projetos

 

USPSat

 

 

 

 

 

 

 

Veja também:

Projetos Científicos, Projetos de Educacionais