O Grupo

O Zenith-USP é um grupo formado por estudantes que realiza trabalhos extracurriculares na área de engenharia aeroespacial. O grupo é formalmente aceito pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP). Temos como proposta desenvolver e difundir tecnologias aplicadas ao setor aeroespacial como resposta à baixa visibilidade desse setor no Brasil. Em conjunto, o grupo Zenith busca proporcionar uma melhor formação dos estudantes que dele fazem parte, desenvolvendo o senso crítico e explorando qualidades como a pró atividade e trabalho em equipe. Atualmente o grupo é composto por mais de 50 alunos de Graduação e Pós-Graduação da Escola de Engenharia de São Carlos EESC – USP e da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e conta com a orientação de professores e pesquisadores da EESC, IQ USP e do Laboratório Nacional de Luz Cíclotron (LNLS).

História

A ideia de trabalhar na área espacial nasceu quando o Me. Lucas Fonseca, participante da missão Rosetta da ESA (European Space Agency) e ex-aluno do curso de Engenharia Mecatrônica da EESC, apresentou a plataforma cubesat, uma classe de nanosatélites, apontando diversos motivos pelos quais achava viável desenvolver na universidade. Como projeto, trouxe uma temática de exploração lunar e um grande desafio para a equipe. Assim, com a simpatia de alguns alunos, foi formado, em meados de 2013, o Zenith-USP. Em seu início, o grupo se focou em uma formação básica na área espacial, realizando reuniões quinzenais com o Lucas, que discutia as tecnologias empregadas atualmente, passando um pouco de sua vivência de trabalho nas Agências Espaciais européias. Também, havia um trabalho para encontrarmos missões e interessados em trabalhar junto ao grupo na realização de projetos científicos. Já em 2014, através de uma comunicação com dois pesquisadores do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), foi formada uma parceria para a realização de um experimento em alta altitude, designando assim, o Zenith-USP para o desenvolvimento da plataforma de voo do experimento. Essa atividade se encontra até o presente momento.

Organização

A organização do grupo segue uma filosofia de hierarquia horizontal, onde não há cargos “superiores” ou “inferiores”, com mais ou menos poder de decisão. O que existem dentro do Zenith são cargos com maior responsabilidade, os gerentes.

Cada gerente – de departamento ou de projetos – é responsável por garantir a entrega de tarefas, que são designadas aos membros de cada departamento, de forma correta e no prazo definido. Nós damos total liberdade aos membros para explorarem suas habilidades de trabalho em grupo da melhor forma possível, decidindo a melhor forma de se organizar, dividir as tarefas, etc.

 

Missão

A missão do Zenith é explorar e divulgar a ciência e a engenharia aeroespacial no Brasil, desenvolvendo habilidades como trabalho em grupo, planejamento e implementação de projetos de engenharia, método científico, administração de recursos humanos, financeiros e relacionamento com empresas e outras organizações.

Todos os projetos e recursos do grupo são administrados, planejados, projetados e implementados por seus membros, o que torna o trabalho desafiador e altamente recompensador!

Equipe

A equipe Zenith é dividida em três áreas, cada uma subdividida em departamentos de acordo com as atividades desenvolvidas. São as áreas: Gestão Estratégica, Ciência e Engenharia.