Nossa Equipe

A equipe do Zenith é dividida em três áreas, subdividido-as em departamentos de acordo com as atividades desenvolvidas. São as áreas: Ciência, Gestão Estratégica e Projetos.

A Gestão Estratégica é responsável por gerir, administrar e tomar decisões que influenciam o grupo como um todo. São abrangidas nessa área o gerenciamento financeiro, de recursos humanos, marketing, comunicação, entre outros.

Na área de Ciência é responsável por toda a pesquisa científica desenvolvida dentro do grupo, além de realizar o intercâmbio entre o Zenith e a comunidade científica.

Na área de Projetos, por sua vez, é onde o grupo desenvolve o projeto de nossas sondas e satélites em si, desde a concepção da ideia inicial, elaboração do projeto, manufatura e testes. Dentro dessa área, desenvolve-se a eletrônica, a estrutura e a dinâmica de vôo de nossos projetos.

Ciência

Não existe uma sonda estratosférica sem um propósito para enviá-la. No nosso caso, muitos dos nossos projetos tem como objetivo carregar experimentos científicos, principalmente de astrobiologia, às alturas. Na área da Ciência, temos nosso Departamento Científico, que possui possui três grandes funções dentro do grupo: desenvolver experimentos, de diversos campos da ciência, realizar o intercâmbio entre o Zenith e pesquisadores e selecionar e orientar projetos científicos de cunho educacional.

 

Gestão Estratégica

Como toda boa empresa ou organização bem-sucedida, nós temos nosso núcleo de gestão, no qual administramos nossas relações institucionais, recursos financeiros, relações interpessoais, publicidade e divulgação do grupo, etc. Também estão englobados nessa área os cargos executivos, facilitando a comunicação entre a gestão de projetos e a administração do grupo como um todo, sempre buscando o estabelecimento e cumprimento de metas e indicadores de performance. Assim como no caso da Ciência, na Gestão estratégica, temos um único grande departamento, responsável por todas as atividades dessa área.

 

Projetos

Como o grupo é pertencente à Escola de Engenharia de São Carlos, nosso foco está em desenvolver projetos com grandes aplicações no campo de Ciências e Tecnologias. Com bastante enfoque na área de Engenharia Aeroespacial, discutimos, planejamos, projetamos e implementamos nossos projetos de engenharia na prática, adquirindo e compartilhando conhecimentos nas áreas de Engenharia Aeroespacial, Elétrica, de Materiais e Manufaturas, Mecânica, Mecatrônica, entre outras. Subdividimos nossa área de projetos em três departamentos: Dinâmica de Voo, Embarcados e Estruturas.