Departamento Científico

Não existe uma sonda estratosférica sem um propósito para enviá-la. No caso do Zenith, a grande maioria das missões já realizadas carregaram experimentos de Astrobiologia às alturas, os quais são excelentes para o estudo de busca por vida em Marte, visto que a estratosfera é um ambiente muito similar ao Planeta Vermelho. Por isso, o grupo possui um departamento especializado em produzir conhecimento na área (não apenas em Astrobiologia, mas também em outras disciplinas relevantes à estratosfera) e contribuir com pesquisadores parceiros para que experimentos científicos continuem sendo parte essencial de nossa rotina: o Departamento Científico.

Tendo isso em vista, o Departamento Científico do Zenith possui três grandes funções dentro do grupo:

1.  Desenvolver experimentos, biológicos ou não, a serem embarcados em sondas estratosféricas ou CubeSats produzidos pelo grupo, a fim de promover a produção científica através de artigos publicados em revistas técnico-científicas e outros tipos de documento.

2. Realizar o intercâmbio entre o Zenith e pesquisadores que demonstrarem interesse em embarcar experimentos com o grupo, fornecendo suporte técnico e operacional às partes interessadas.

3. Selecionar e manipular experimentos educacionais a serem embarcados em sondas do projeto Garatéa E.

Sendo um dos departamentos mais recentes do grupo, o Depto. Científico já desenvolveu experimentos com protozoários, forneceu suporte a pesquisas embarcadas em nossas sondas que estudaram bactérias, fungos e leveduras e está atualmente desenvolvendo experimentos para o estudo da terraformação de Marte com arqueias e cianobactérias. O departamento é também o maior encarregado em trabalhar com os experimentos estudantis embarcados nas missões Garatéa E.

Membros

Lucas T. Boldrini

(Coordenador)

Isabelle T. Simões

Luiz F. Santos

Maria L. Facioli

Rafael O. Moura