Kurumim 2020

A Garatéa-E está de cara nova! Apresentamos o projeto Kurumim, o qual visa dar continuidade as atividades desenvolvidas na GE. A 1ª edição desse projeto tem como objetivo promover a educação e a iniciativa científica. Nossa meta é conseguir alcançar cada vez mais crianças, de modo possam ter a experiência de fazer o trabalho de um cientista. Sendo assim, pela primeira vez, serão aceitas inscrições de toda a América Latina.

Neste ano, visando aproximar as crianças das tendências atuais do setor Aeroespacial, em consideração à Missão Artemis da NASA, o tema será Conquistando a Lua! Apesar de não ser obrigatório que o experimento se encaixe na temática, a inclusão no projeto concorrerá a uma das categorias premiadas na olimpíada.

Serão selecionados até 83 experimentos científicos, sendo possível escolher entre três modelos de SAT’s. Os projetos escolhidos, totalmente desenvolvidos por estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico, serão acoplados a uma sonda e enviados para à estratosfera.

Além disso, as equipes vencedoras do Grande Prêmio da última edição da Garatéa-E serão convidadas a testarem um novo modelo de CanSat, o Kurumim Sat, o qual possui diversos sensores, um computador de bordo e um módulo de energia. Será disponível ainda um Ambiente de Desenvolvimento Facilitado, para que os participantes possam programar seus SAT’s de forma intuitiva. Com os Kurumim Sat’s, as crianças terão muito mais autonomia para desenvolver seus projetos, aprendendo conceitos de programação, aquisição de dados e sensoriamento de uma forma fácil e divertida.

Faça já sua pré-inscrição:




Confira nosso edital:




Faça sua pré-inscrição:





Alguns exemplos de experimentos: